quinta-feira, 2 de julho de 2015

CINEMA PETROBRAS EM MOVIMENTO



As crianças do Projeto Brincando e Estudando assistiram ao filme Thainá 3 na segunda-feira (29) quando o Projeto Cinema Petrobras em Movimento esteve no Abrigo Maria Imaculada. A equipe do projeto esteve desde a parte da manhã até a parte tarde oferecendo entretenimento à todas as turmas do Brincando e Estudando.

As alunas Kaylane Cardoso de 10 anos e a Kaylane da Cruz, 9 anos contam que ainda não tinham visto esse filme e que gostariam de assistir ao cineminha novamente. “Eu achei muito legal que a Thainá ajudou a amiga dela”, conta Kaylane da Cruz a respeito do filme. O aluno Yuri Thaylan disse que já tinha visto esse filme, mas gostou do cineminha. O menino contou que se o Cinema Petrobras em Movimento voltar ao Abrigo, da próxima vez, ele gostaria de ver o filme Casa Monstro.

O Cinema Petrobras em Movimento existe há 16 anos e viaja o Brasil todo onde atende a 23 estados. O agente cultural Helmut Neto trabalha há seis anos no projeto e conta que a ideia é levar cultura, entretenimento e lazer as pessoas que não tem condições financeiras. Ele disse que muitas pessoas, principalmente no interior, nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema “Eu tenho relatos de pessoas com mais de 60 anos que nunca foram ao cinema e se emocionaram ao ver pela primeira vez um telão”.

No entanto, não é apenas no interior. Até mesmo no Rio de Janeiro, onde há maior acessibilidade, existem crianças que nunca foram ao cinema. Normalmente, o projeto trabalha três ou quatro filmes ao longo do ano. O Cinema Petrobras em Movimento lida com todas as faixas etárias, desde crianças até adultos.

O agente cultural contou também a respeito de todo o equipamento que é levado de carro ou avião: uma tela de 120 polegadas, 2 projetores reserva, mesa de som, caixas de som, fiação e os panos pretos usados para cobrir janelas, no total são 250 quilos, isso quando é levado de avião. “De carro a gente leva mais equipamento, deve chegar aí a uns 400 quilos”, diz Helmut.

O profissional contou também que há toda uma preparação e antes do evento acontecer, é feita uma pré-produção: Uma pessoa visita o local e avalia como a instalação dos equipamentos poderia ser feita e em qual ambiente seria mais adequado. Ele também contou que sempre chega cedo no dia do evento para pode arrumar e preparar o ambiente, e disse que o tempo de montagem do equipamento costuma levar de 30 a 40 minutos. Mas a preparação do ambiente em si varia muito de lugar para lugar. No caso do Abrigo Maria Imaculada, a equipe levou cerca de uma hora e meia, pois foi necessário cobrir o local com as lonas.

O evento foi um sucesso, trouxe alegria e diversão. As crianças não só gostaram do evento como esperam que no ano que vem possam assistir a mais uma sessão com um novo filme.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário