terça-feira, 28 de julho de 2015

CULMINÂNCIA DO MÊS DE JULHO: FESTA JULINA



Na última sexta-feira (24), as crianças do Projeto Brincando e Estudando realizaram a culminância com o tema festa julina. O evento que aconteceu no Esporte Clube Garnier  nos turnos da manhã e da tarde onde as crianças estavam vestidas e maquiadas de caipiras. Essa culminância foi uma continuação do evento de junho que serviu como um ensaio geral para a festa desse mês.

O evento começou com a apresentação da Banda AMI e logo depois os alunos cantaram a música Meu barquinho de Giselli Cristina. Os meninos tocaram violão enquanto as meninas cantaram no coral. Em seguida, as turmas se apresentaram com danças coreografadas pela professora de dança Yanca Maiara que ensaiou com as turmas 4 e 10 a música Pagode Russo de Luiz Gonzaga e as meninas das turmas 1,2,3,7,8 e 9 a música Piradinha de Gabriel Valim. Yanca também ensaiou com os meninos das mesmas turmas a música Festa de rodeio da dupla sertaneja Leandro e Leonardo.

“Foi interessante porque eu pude observar um desenvolvimento muito bacana que elas (as crianças) tiveram”, a professora contou também que foram quase dois meses de ensaio e que a apresentação ficou emocionante. Yanca comentou que mesmo acrescentando passos mais complicados, os alunos conseguiram aprender rápido.


O aluno Luiz Carlos Leal de 10 anos participou da banda, tocou violão e dançou quadrilha, ele disse achar ótima a festa e contou que sempre se diverte. “Eu ensaiei muito”, contou o menino que nunca tinha dançado uma quadrilha antes. Já o aluno Lorenzo Delgado, também de 10 anos, dançou e tocou na banda. O aluno toca o instrumento musical chamado Fundo e contou um pouco sobre os ensaios “Foi difícil. A banda foi o mais difícil”, afirmou Lorenzo. Durante o evento, as crianças comeram pipoca e tomaram suco. E no final, lancharam antes de irem embora.
























quarta-feira, 8 de julho de 2015

Aula de Cordas



Na sexta-feira (3), os alunos do Projeto Brincando e Estudando aprenderam mais sobre as notas musicais. As crianças do Projeto têm aula de cordas três vezes na semana: segundas, quintas e sextas na parte da manhã e da tarde. Durante as aulas, os alunos aprendem a tocar violão. No caso dos mais novos, eles aprendem os nomes dos instrumentos, as partes que o compõem e as notas musicais fundamentais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si)






O professor Marcos Alves explicou que procura sempre tornar sua aula divertida, mas de forma elaborada. “Eu não posso passar um conteúdo de música acima da faixa etária das crianças”, Marcos explica que precisa levar em consideração a linguagem e a idade de seus alunos.








A aluna Marina Elisabete, 11 anos, disse que faz aula de violão na igreja todos os domingos e está gostando muito de ter a aula no Projeto. “Eu tô gostando muito da aula de violão porque eu tô aprendendo mais”, ela também contou que sua maior dificuldade é fazer algumas notas. A aluna Marina algumas vezes auxilia o professor de cordas com a turma de alunos mais novos do Projeto.





quinta-feira, 2 de julho de 2015

CINEMA PETROBRAS EM MOVIMENTO



As crianças do Projeto Brincando e Estudando assistiram ao filme Thainá 3 na segunda-feira (29) quando o Projeto Cinema Petrobras em Movimento esteve no Abrigo Maria Imaculada. A equipe do projeto esteve desde a parte da manhã até a parte tarde oferecendo entretenimento à todas as turmas do Brincando e Estudando.

As alunas Kaylane Cardoso de 10 anos e a Kaylane da Cruz, 9 anos contam que ainda não tinham visto esse filme e que gostariam de assistir ao cineminha novamente. “Eu achei muito legal que a Thainá ajudou a amiga dela”, conta Kaylane da Cruz a respeito do filme. O aluno Yuri Thaylan disse que já tinha visto esse filme, mas gostou do cineminha. O menino contou que se o Cinema Petrobras em Movimento voltar ao Abrigo, da próxima vez, ele gostaria de ver o filme Casa Monstro.

O Cinema Petrobras em Movimento existe há 16 anos e viaja o Brasil todo onde atende a 23 estados. O agente cultural Helmut Neto trabalha há seis anos no projeto e conta que a ideia é levar cultura, entretenimento e lazer as pessoas que não tem condições financeiras. Ele disse que muitas pessoas, principalmente no interior, nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema “Eu tenho relatos de pessoas com mais de 60 anos que nunca foram ao cinema e se emocionaram ao ver pela primeira vez um telão”.

No entanto, não é apenas no interior. Até mesmo no Rio de Janeiro, onde há maior acessibilidade, existem crianças que nunca foram ao cinema. Normalmente, o projeto trabalha três ou quatro filmes ao longo do ano. O Cinema Petrobras em Movimento lida com todas as faixas etárias, desde crianças até adultos.

O agente cultural contou também a respeito de todo o equipamento que é levado de carro ou avião: uma tela de 120 polegadas, 2 projetores reserva, mesa de som, caixas de som, fiação e os panos pretos usados para cobrir janelas, no total são 250 quilos, isso quando é levado de avião. “De carro a gente leva mais equipamento, deve chegar aí a uns 400 quilos”, diz Helmut.

O profissional contou também que há toda uma preparação e antes do evento acontecer, é feita uma pré-produção: Uma pessoa visita o local e avalia como a instalação dos equipamentos poderia ser feita e em qual ambiente seria mais adequado. Ele também contou que sempre chega cedo no dia do evento para pode arrumar e preparar o ambiente, e disse que o tempo de montagem do equipamento costuma levar de 30 a 40 minutos. Mas a preparação do ambiente em si varia muito de lugar para lugar. No caso do Abrigo Maria Imaculada, a equipe levou cerca de uma hora e meia, pois foi necessário cobrir o local com as lonas.

O evento foi um sucesso, trouxe alegria e diversão. As crianças não só gostaram do evento como esperam que no ano que vem possam assistir a mais uma sessão com um novo filme.