quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

CULMINÂNCIA DE NOVEMBRO: EDUCAÇÃO SEM COR



Na sexta-feira (27) aconteceu a culminância do mês de novembro do Projeto Brincando e Estudando. O tema abordado durante o mês foi a consciência negra que é comemorada no dia 20. As crianças e adolescentes se reuniram no próprio Abrigo onde assistiram as apresentações da turma 3 da professora Andreia, na parte da manhã, e da turma 6 na parte da tarde.

A turma começou com uma dança que mostrava a época da escravidão, onde os negros sofriam repressão e recebiam chibatadas. Em seguida, a música mudou para a atualidade e expôs a diferente cultura nos dias de hoje: o forró, o funk e pop. As alunas dançaram as músicas: Andar com fé do Gilberto Gil; Eu só quero é ser feliz, Xote da Alegria do Fala Mansa; Festa do Gueto da Ivete Sangalo e Bang da Anitta.

Como de costume, durante a apresentação, todos os cartazes realizados com a temática do mês ficaram fixos nas paredes. A aluna Marina Elisabete, no turno da tarde, além de ter participado da dança, cantou uma música da Timbalada a respeito do tema. “Eu não conhecia a música, mas o professor pediu pra eu ouvir, aí eu fui aprendendo aos poucos”, disse a aluna que também contou que não foi fácil aprender a canção. “(...) tinha umas partes difíceis. Só que no fim deu tudo certo”.

Também no turno da tarde, o aluno Felipe Amaral falou sobre a importância da data que é um feriado nacional no país. “Eu falei sobre a consciência negra, sobre o dia que lembra a liberdade que eles tiveram pela luta contra os portugueses que escravizaram eles”, Felipe conta que gostou da culminância e que o preconceito ainda é um tema importante nos dias de hoje.

“(...) até hoje tem o racismo. Isso não é legal. Você está julgando as pessoas que você não conhece, só por que a cor é diferente, não conhece como é a vida delas”, contou Felipe.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário