terça-feira, 23 de setembro de 2014

CULTURA E ARTE: BRINCANDO E ESTUDANDO NA CASA FRANÇA-BRASIL













CULTURA E ARTE: BRINCANDO E ESTUDANDO
NA CASA FRANÇA-BRASIL


Depois de fazer uma rápida visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), os alunos do Projeto Brincando e Estudando conheceram a Casa França-Brasil onde presenciaram a exposição Artevida Corpo que fala sobre como a arte se relaciona coma vida das pessoas. O passeio que aconteceu na sexta-feira, 19 de setembro, contou com a participação de 39 crianças.

O edifício da Casa-França foi construído para ser a primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro em 1820, quatro anos mais tarde tornou-se uma alfândega (função que exerceu até 1944), e somente em 29 de março de 1990, foi inaugurada como Casa França-Brasil. E é desde 2009 que o local trabalha com a proposta de arte contemporânea.

A mediadora cultural Tarsila Monteiro, trabalha há um ano na casa. Ela guiou a visitação com um grupo de crianças do projeto e contou alguns detalhes sobre o local. Tarsila falou também sobre o trabalho Os Bichos, que são esculturas metálicas com articulações que exigem a participação do público. Ou seja, o público do museu deixa de apenas observar a arte e passa a interagir com ela.

“Lygia Clark é pioneira nessa questão do público poder participar do trabalho, de poder interagir. (...) O trabalho dela só dá para entender quando a gente pode mexer.”, conta Tarsila Monteiro que disse que não é em toda a exposição que você tem a chance de interagir.

A obra de Lygia Clark foi uma das prediletas das crianças, que também comentam ter gostado das imagens de Annegret Soltau, onde havia uma mulher com o rosto coberto de linhas. A aluna Júlia Pereira dos Santos, 9 anos, diz ter gostado dessa pois achou algo bem diferente. Ela também comentou sobre a escultura do bicho “Aquela que a gente fica mexendo no bicho é maneiro”.

Já a aluna Camille Vitória, 9 anos, conta que gostou do passeio “Eu adorei, gostei muito das artes que estavam aqui”. A professora Rejane Cesario da Silva (graduada em história), trabalha com cultura e comentou a importância do passeio para as crianças do projeto:

“Abrir um campo de conhecimento e mostrar para eles que o mundo não é simplesmente uma caixinha fechada.”, ela contou que além de conhecimento, há também a questão da cultura e socialização. “Eles gostam de conhecimento, aprenderam mais. Isso é muito importante”. 

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