segunda-feira, 29 de setembro de 2014

BRINCANDO E ESTUDANDO NO PARQUE CHICO MENDES



Os alunos do Abrigo Maria Imaculada visitaram o Parque Natural Municipal Chico Mendes, localizado no Recreio dos Bandeirantes. O passeio contou com a participação de 39 crianças (na faixa de 4 a 6 anos) e aconteceu na última quarta-feira, 24 de setembro às 12 horas. O parque foi criado com o objetivo de preservar o meio ambiente, a fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção.

Inaugurado em 1989, o local é lar do jacaré-de-papo-amarelo, uma das espécies ameaçadas de serem eliminadas. O Parque oferece recursos educativos com intuito de transmitir conhecimento e conscientizar seu público das questões ambientais.

A professora Greiciele dos Santos Fernandes, contou que os alunos ficaram empolgados “As crianças gostaram mais da cobra e do jabuti”, a professora também disse que em momento algum tiveram medo dos animais. “Em nenhum momento tiveram essa reação. Ficaram ansiosas para colocar a mão em cada animal e gostaram.”

Greiciele disse que apesar da idade, eles demonstraram interesse e gostaram bastante, ela contou também que muitos nunca foram ao zoológico, apesar da Quinta da Boa Vista ser tão próxima. O passeio foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a natureza e o meio ambiente.


As visitas ocorrem de terça a domingo, no horário de 8 às 17h.
Mais informações pelo telefone: (21) 2437-6400 ou através do e-mail
parquechicomendessmacrj@gmail.com



















terça-feira, 23 de setembro de 2014

CULTURA E ARTE: BRINCANDO E ESTUDANDO NA CASA FRANÇA-BRASIL













CULTURA E ARTE: BRINCANDO E ESTUDANDO
NA CASA FRANÇA-BRASIL


Depois de fazer uma rápida visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), os alunos do Projeto Brincando e Estudando conheceram a Casa França-Brasil onde presenciaram a exposição Artevida Corpo que fala sobre como a arte se relaciona coma vida das pessoas. O passeio que aconteceu na sexta-feira, 19 de setembro, contou com a participação de 39 crianças.

O edifício da Casa-França foi construído para ser a primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro em 1820, quatro anos mais tarde tornou-se uma alfândega (função que exerceu até 1944), e somente em 29 de março de 1990, foi inaugurada como Casa França-Brasil. E é desde 2009 que o local trabalha com a proposta de arte contemporânea.

A mediadora cultural Tarsila Monteiro, trabalha há um ano na casa. Ela guiou a visitação com um grupo de crianças do projeto e contou alguns detalhes sobre o local. Tarsila falou também sobre o trabalho Os Bichos, que são esculturas metálicas com articulações que exigem a participação do público. Ou seja, o público do museu deixa de apenas observar a arte e passa a interagir com ela.

“Lygia Clark é pioneira nessa questão do público poder participar do trabalho, de poder interagir. (...) O trabalho dela só dá para entender quando a gente pode mexer.”, conta Tarsila Monteiro que disse que não é em toda a exposição que você tem a chance de interagir.

A obra de Lygia Clark foi uma das prediletas das crianças, que também comentam ter gostado das imagens de Annegret Soltau, onde havia uma mulher com o rosto coberto de linhas. A aluna Júlia Pereira dos Santos, 9 anos, diz ter gostado dessa pois achou algo bem diferente. Ela também comentou sobre a escultura do bicho “Aquela que a gente fica mexendo no bicho é maneiro”.

Já a aluna Camille Vitória, 9 anos, conta que gostou do passeio “Eu adorei, gostei muito das artes que estavam aqui”. A professora Rejane Cesario da Silva (graduada em história), trabalha com cultura e comentou a importância do passeio para as crianças do projeto:

“Abrir um campo de conhecimento e mostrar para eles que o mundo não é simplesmente uma caixinha fechada.”, ela contou que além de conhecimento, há também a questão da cultura e socialização. “Eles gostam de conhecimento, aprenderam mais. Isso é muito importante”. 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PRÓXIMA ESTAÇÃO: CORCOVADO



O projeto Brincando e Estudando visitou o Corcovado na quarta-feira, 10 de setembro às 8h. Localizado no Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, o Cristo Redentor é um símbolo da cidade do Rio de Janeiro e um dos pontos turísticos mais visitados do país. Uma das coisas que chamou a atenção das crianças foram os turistas.

 “Elas ficavam perguntando de onde eram e tentavam se comunicar com eles”, conta a professora Cristiane Mendonça que disse que os alunos tentaram interagir com os turistas.

Com mais de 30 metros de altura, a estátua foi inaugurada em 12 de outubro de 1931 e hoje é considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. “Eu adorei a imagem do Rio, eu consegui ver a paisagem linda e tirei muitas fotos.”, relata Maria Eduarda Machado, 11 anos. Já o aluno Lucas dos Santos Orgélio, 12 anos, conta que gostou do passeio “Eu gostei muito por que eu nunca vim aqui.”.


Para chegar ao Cristo Redentor, as crianças viajaram através do Trem do Corcovado que permite que o passageiro admire a paisagem enquanto faz a subida ao Cristo.








BRINCANDO E ESTUDANDO VISITA O MARACANÃ


O projeto Brincando e Estudando levou 39 crianças para visitar o estádio do Maracanã na tarde de segunda-feira, 8 de setembro. Durante a visita, os alunos conheceram mais sobre a história do estádio e sobre os jogadores que marcaram a história. Antes chamado de Estádio do Rio de Janeiro, e mais tarde nomeado Estádio Jornalista Mário Filho, hoje é mundialmente conhecido por seu apelido: Maracanã.

O estádio foi construído com capacidade inicial para 200 mil pessoas e era o maior do mundo, mas após as reformas, esse número caiu para 78 mil e 800 pessoas. Atualmente, existem dois setores novos e um deles é o Maracanã Mais: Uma área de hospitalidade onde as pessoas que assistem ao jogo tem o bufê incluso. Além disso, o lugar visa a acessibilidade para pessoas com deficiência: Elevadores, lugares para cadeirantes e corrimões em braille.

O aluno Lohann Silva de Moraes, 12 anos, já tinha visitado o Maracanã. “Muito bom, gostei muito do passeio.”, conta o menino que disse ter assistido um jogo do Flamengo há quatro anos quando esteve com seus tios e primos no Estádio.

“Quando cheguei aqui no dia do projeto todo mundo estava ansioso esperando que o ônibus chegasse logo (...)”, conta o professor Lucas Rezende que dá aulas de violão e cavaquinho. Ele ainda comenta a animação dos meninos: “Os meninos ficaram mais animados, queriam até jogar bola dentro do campo só que não podia.”


O Maracanã já recebeu visitas ilustres como por exemplo, o Papa João Paulo II que visitou o Maracanã em 1980 e outra vez em 1997 e a rainha Elizabeth II que assistiu ao amistoso entre Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, também foi palco de shows como a segunda edição do Rock in Rio e da banda Kiss que teve um público de 250 mil pessoas.