quarta-feira, 24 de junho de 2015

PALHAÇOS ALEGRAM O DIA DAS CRIANÇAS



Na última quinta-feira (18), o grupo Trupe Solidária veio animar as crianças do Abrigo Maria Imaculada durante a tarde. O grupo faz parte do Mesa Brasil do SESC¹ e não é a primeira vez que faz apresentações para as crianças da creche e do Projeto. Os palhaços dançaram, cantaram, fizeram brincadeiras e tiraram fotos com os alunos.


Antes da apresentação começar, uma das idosas da Trupe vestida de palhaço fez sua maquiagem e colocou os óculos e a peruca na frente do público. A ideia era mostrar para as crianças menores que elas não deveriam ter medo e que tudo se tratava apenas de um show.

A palhaça Pimenta contou que é a segunda vez que faz apresentação no Abrigo, no ano passado ela também estava presente. Pimenta contou que a expectativa é maior e que agora eles possuem novos quadros e novos integrantes. “Sempre há algo a acrescentar”, disse Pimenta que falou também sobre a receptividade das crianças há um ano atrás “O trabalho foi bem gratificante, até por que nós interagimos com as crianças. Notamos a receptividade delas, foi muito boa. Interagimos bem”.


Pimenta conta que faz parte da Trupe há quase 10 anos e começou por uma necessidade de interação pois se sentia muito solitária. A Trupe foi uma forma de preencher esse vazio. Além de trazer alegria as crianças, ela aprende um pouco de teatro e desenvolve sua criatividade. “É uma doação. Você doa energia e recebe energia. O sorriso, a alegria da criança”, Pimenta conta que fazer essas apresentações é algo extremamente gratificante.


¹O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício que tem o objetivo de contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social.























segunda-feira, 15 de junho de 2015

BRINCADO E ESTUDANDO VISITA O MUSEU MILITAR CONDE DE LINHARES




O ônibus que saiu na última quarta-feira, 10 de junho, às 13 horas do Abrigo Maria Imaculada, levou 36 crianças para o Museu Militar Conde de Linhares em São Cristóvão. Ao chegar no museu, os alunos do Projeto Brincando e Estudando assistiram à um vídeo que apresentou o projeto militar do museu e contou sobre sua proposta: mostrar armamentos que não existem em outros lugares do Brasil, falar sobre algumas guerras e o papel militar no País.








Cada sala visitada mostrava um tipo de armamento e a que mais chamou a atenção das crianças, foi a Casa da Força Expedicionária Brasileira (FEB) onde haviam uniformes de enfermeiros que cuidavam dos feridos nas guerras. Como destaque nessa sala, as crianças conheceram sobre a história da enfermeira Major Elza, conhecida como a mulher mais condecorada do Brasil com cerca de 38 medalhas. 






Após essa sala, os alunos do Projeto puderam admirar e tirar fotos com os tanques de guerra. O Capitão Rocha e sua equipe que guiaram o passeio, falaram bastante a respeito da primeira e da segunda guerra mundial. Também contaram sobre a Batalha dos Guararapes que foram dois confrontos entre as forças portuguesas e holandesas para disputar o controle de boa parte da região nordeste do país, essas batalhas culminaram com o término das invasões holandesas no Brasil. 














O aluno Nícolas Lourenço de 9 anos, disse ter aprendido várias coisas sobre a primeira e a segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, a aluna Kelly Oliveira, também de 9 anos contou tudo o que viu no passeio “A gente viu canhões, armas, bazucas, espadas, armaduras, penas de índio e a história da segunda guerra. Foi muito legal”, contou Kelly.

















O passeio enriqueceu o conhecimento histórico das crianças. A profissional do Projeto, Deize Araújo, conta que foi interessante porque os alunos puderam conhecer um assunto que na escola, muitas das vezes, é ensinado de forma superficial. “As crianças puderam conhecer um pouquinho da nossa história, da nossa cultura”, disse Deize a respeito do benefício da visita ao museu.



O museu militar Conde de Linhares conta com atividades gratuitas socioculturais como: teatro, encontro de corais e dança. Nessas atividades, os próprios soldados são os artistas que interagem com as crianças. O  Museu Militar Conde de Linhares funciona de terça a domingo, das 10 às 17 horas na Av. Pedro II, 383 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, 20941-070.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

CULMINÂNCIA DO MÊS DE MAIO



CULMINÂNCIA DO MÊS DE MAIO


Para encerrar mais um mês, os alunos do Projeto Brincando e Estudando fizeram a culminância das atividades de maio na última quarta-feira (27), no Esporte Clube Garnier. Entre as atividades desenvolvidas, podemos citar a confecção de cartazes, maquetes e murais. Os temas abordados ao longo do mês foram: Dia das Mães, Dia Mundial do Trabalho, Dia do Pintor e o meio ambiente com a finalização do Projeto Horta Suspensa¹, implantado no mês de abril.




As crianças foram organizadas em fileiras pelos professores e cada turma fez sua apresentação. Elas dançaram e cantaram, uma das músicas foi em homenagem ao Dia das Mães. As alunas Flávia Ramos e Sophia Ribeiro, ambas de 8 anos, leram as rimas do livro Era uma vez, um gato xadrez da autora Bia Villela. No turno da tarde, a mesma leitura do livro foi feita pelos alunos João Miguel Raiol e Ana Lúcia Coutinho, os dois também de 8 anos de idade. A professora Grazielle Ferreira ensaiou com os alunos e contou um pouco sobre como foram os ensaios:

“Foi tranquilo. Eles já gostam de falar. Alguns ficaram com vergonha porque era um aluno para falar sobre cada um gato. Então acabou que só duas alunas falaram”, explicou Grazielle sobre a turma da manhã do Projeto. A professora contou também que a princípio não estava previsto uma apresentação como foi feita, no entanto como as crianças gostaram tanto da história, ela fez vários trabalhos com eles e resolveu ensaiar para apresentar. “Quando eu trouxe pra eles, eles adoraram”, contou Grazielle. Para encerrar e evento, os alunos lancharam biscoitos, suco e uma banana.