terça-feira, 5 de maio de 2015

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO HORTA SUSPENSA



Implantado em 6 de abril, o projeto Horta Suspensa surgiu com o objetivo de formar uma alimentação saudável e nutritiva para as crianças e adolescentes do Projeto Brincando e Estudando. Serão plantadas hortaliças, alface, rúcula, hortelã, cebolinha e cheiro verde. A ideia é de que não apenas no Projeto, mas também em casa, os alunos sejam capazes de cultivar produtos orgânicos sem agrotóxicos e incentivar seus familiares a desenvolverem uma alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida.

No mês passado, os professores fizeram estudos, pesquisas e organizaram trabalhos e dinâmicas. A Horta Suspensa começou quando os alunos trouxeram de casa garrafas pet para serem cortadas em sala de aula. Além do trabalho com as garrafas de plástico, as crianças também fizeram alguns desenhos a serem exibidos na culminância de abril.

A profissional do Projeto, Deize Araújo contou que o Horta Suspensa não favorece apenas uma reeducação alimentar, como também contribui para a preservação do meio ambiente. “(...) para que as crianças tenham uma ideia de como nós podemos reaproveitar a (garrafa) pet que muitos jogam fora e leva muitos anos para ser destruída*”.

As crianças já receberam informações a respeito de cada hortaliça: qual o significado; o benefício para saúde e o porquê devemos comê-las e plantá-las. Os alunos irão participar da adubação, da preparação das garrafas pet e do plantio. Como o próprio nome já diz, as hortas serão suspensas em uma parede e apresentadas na culminância do mês de maio do Projeto Brincando e Estudando.


* Uma garrafa de plástico leva em média mais de 100 anos para se decompor.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário