segunda-feira, 21 de setembro de 2015

TRABALHOS EM SALA: PRIMAVERA






O tema a ser trabalhado em setembro pelos alunos do Brincando e Estudando é a primavera. E para comemorar o início da estação das flores, as crianças e adolescentes do Projeto realizaram diversos trabalhos que enfeitam as salas de aula: flores feitas com jornais, abelhas feitas de rolinhos de papel higiênico, sapos de emborrachado e lata, desenhos e cartazes que serão expostos na culminância do mês. 




















quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PROJETO BRINCANDO E ESTUDANDO APRENDEM CULINÁRIA





As aulas de culinária acontecem uma vez por semana e é quando os alunos do Projeto Brincando e Estudando fazem seu próprio lanche: elas aprendem a fazer suco, brigadeiro, bolo e pizza. Além disso, elas aprendem um pouco mais sobre os ingredientes a serem utilizados.

“Eles gostam de fazer culinária, de conhecer as coisas, de botar a mão e se sujar bastante”, disse a professora Natali Belmira da Conceição que explicou que a culinária é uma forma de aprendizagem importante para o desenvolvimento individual de seus alunos que aprendem coisas além das atividades em sala, do reforço e do esporte, por exemplo.

Entusiasmados, os alunos afirmam gostar da aula e cada um conta o que aprendeu a cozinhar “Eu sei fazer pão.”, disse a aluna Ana Júlia Souza de Niz, 5 anos enquanto a aluna Luciana Lima da Silva, 6 anos disse que sabe fazer bife e ajuda a cozinhar em casa. Já o aluno Anderson Charles Medeiros conta que gosta de fazer brigadeiro e aprendeu que deve primeiramente colocá-lo na geladeira.

O ensino da culinária aumenta a autoestima e faz a criança se sentir útil ao ajudar a preparar as receitas. Essas aulas possibilitam uma oportunidade de convívio social e interação do grupo. Os alunos aprendem mais sobre higiene, como por exemplo, lavar as mãos antes e após as refeições, sempre que chegar da rua ou ir ao banheiro. Além disso, aprendem também a se prevenir de acidentes e sempre preparar as refeições na presença de um adulto.













terça-feira, 15 de setembro de 2015

PROJETO BRINCANDO E ESTUDANDO VISITA BIENAL DO LIVRO




Os alunos do Projeto Brincando e Estudando visitaram a Bienal do Livro na sexta-feira (11). O passeio aconteceu no turno da manhã e da tarde e as crianças e adolescentes viram o estande da Turma da Mônica, vários livros infantis e o Homem de Ferro. Elas também ganharam um álbum de figurinhas e um livro de histórias.

O Projeto chegou ao pavilhão laranja, passou pelo azul e ficou mais tempo no verde, onde estavam os personagens da Turma da Mônica em um estande comemorativo de 80 anos das obras de Maurício de Sousa. Foi a atração principal para os alunos do Brincando e Estudando. “O que eu gostei mais foi o livro da Mônica”, disse Mikaelly Serafim, 10 anos que gosta de ler. “Tem muito livro pra ler, pra ver e comprar. Muito bom”, diz a menina.

As alunas Paola Vitória e Daniele Pinheiro, ambas com 9 anos de idade contam ter ido à bienal pela primeira vez e o que mais despertou a atenção das meninas foram os livros de Maurício de Sousa. “Eu gostei e li livros, foi maravilhoso”, disse Daniele. Já o aluno Iury Cardoso de 8 anos, disse ter gostado dos brinquedos (fantoches) e do livro do Naruto¹”.

Na volta para o Abrigo, cada criança recebeu um livro de histórias, um álbum de figurinhas e o lanche que foi distribuído no ônibus: biscoito, guaracamp e uma maçã. A maioria dos alunos nunca teve a oportunidade de ir à Bienal, o passeio serviu para incentivar a cultura e literatura, além de proporcionar uma experiência prazerosa e divertida aos alunos.


Naruto¹ - Nome da animação japonesa baseada nos mangás (quadrinhos japoneses) no qual o protagonista se chama Naruto Uzumaki.