sexta-feira, 22 de maio de 2015

BRINCANDO E ESTUDANDO VISITA A ESCOLA NACIONAL DE CIRCO



Na quarta-feira, 13 de maio, as crianças do turno da manhã do Projeto Brincando e Estudando visitaram a Escola Nacional de Circo, localizada na Rua Elpídio Boamorte, na Praça da Bandeira. Há 31 anos, o trabalho de formação de profissionais de circo é desenvolvido com a missão de preservar a Arte Circense. Os alunos do Projeto puderam admirar malabaristas, palhaços, bailarinos, contorcionistas e equilibristas que animaram a todos.

Assim que chegaram, os alunos sentaram no chão para assistir as mais variadas atrações que aconteciam no centro da quadra. Depois, seguiram para a lona, onde o espetáculo teria continuidade e os artistas se apresentariam no palco com danças.
Entre as apresentações, as crianças puderam observar: palhaços, acrobacias, trapézios, trampolins, diabolôs*, entre outros. Até mesmo o Coelho, o Chapeleiro Maluco e Alice, (personagens do livro Alice no País das Maravilhas do autor Lewis Carroll) foram representados de uma forma diferente e divertida, onde o Coelho corria atrás de sua cenoura e junto de Alice e o Chapeleiro, dançavam e faziam piruetas no ar.

As alunas Lara da Silva de 6 anos, e Maria Eduarda, 4 anos, contaram que gostaram mais dos palhaços. Maria Eduarda disse que gostou do passeio e nunca foi ao circo. Lara disse que preferiu as apresentações que assistiram do lado de fora da lona, onde as crianças ficaram sentadas e bem perto dos artistas. Já os alunos Guilherme Coelho Ventura, 5 anos e Alexandre Gomes, 6 anos, já foram ao circo e contaram ter gostado de tudo no passeio. “Eu gostei, me animei e achei bonito”, disse Guilherme.


*Diabolô – Item usado para fazer malabarismo. Ioiô originário da China que é composto por duas semiesferas unidas invertidas que devem ser movimentadas e equilibradas por um cordão acionado por duas baquetas. 































sexta-feira, 8 de maio de 2015

ATIVIDADES EM SALA: DIA DAS MÃES



Para comemorar o Dia das Mães, os alunos do Projeto Brincando e Estudando, realizaram diversas atividades em sala de aula: cartazes, poemas, cartões e garrafas pet recortadas em formato de flores. Além disso, as turmas 10 e 4 desenharam um coração. Dentro dele, os meninos ilustraram suas mães enquanto as meninas passaram batom e beijaram o papel. Tudo isso foi feito para mostrar o amor e carinho por suas mães.




















terça-feira, 5 de maio de 2015

CULMINÂNCIA DO MÊS DE ABRIL



Os alunos do Projeto desenvolveram várias atividades ao longo de abril, todas voltadas para as datas comemorativas que aconteceram no mês. Para concluir todos os temas abordados, foi feita a culminância* no Esporte Clube Garnier. O evento aconteceu na quinta-feira, 29 de abril. Todos os trabalhos feitos em sala estavam expostos e as crianças se apresentaram vestidas de índios.

Os temas trabalhados durante o mês de abril foram: Páscoa (1º); Implantação da Horta Suspensa (6); Dia Mundial da Saúde (7); Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato (18); Dia do Índio (19) e Descobrimento do Brasil (22).

A culminância começou com a Banda AMI e seguiu com a apresentação da turma da professora de dança, Yanca. As crianças dançaram a música Brincar de Índio, da Xuxa. E logo em seguida, a turma da professora Greice se apresentou. Eles dançaram e demostraram o índio caçando com seus arcos e flechas. Para finalizar, a crianças comeram um lanche: hambúrguer, suco e de sobremesa uma banana.


* Culminância - Final das atividades do mês de abril