quarta-feira, 5 de novembro de 2014

BRINCANDO E ESTUDANDO NO MUSEU DO NEGRO



As crianças do Projeto Brincando e Estudando visitaram na tarde do dia 3 de novembro o Museu do Negro. Localizado no Centro do Rio de Janeiro, o museu é um espaço dedicado a representação histórica do negro no Brasil. Com objetos ligados às práticas religiosas e instrumentos de tortura, o local conta mais sobre como era o negro no Brasil Colônia.

O museu está instalado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, patrimônio da cidade do Rio de Janeiro e anteriormente funcionava como lugar de abrigo e culto de imagens em um dos altares da Igreja São Sebastião localizada no Morro do Castelo. 

Com fotos, esculturas e um painel dedicado a Princesa Isabel, o local dedica-se a preservação histórica, onde uma das atrações do local são as tumbas representativas da Princesa Isabel e do Conde D´Eu (cônjuge da princesa). Mariana Duarte, 11 anos, afirma que além de se divertir também aprendeu com o passeio. “Eu não sabia que existia o Museu do Negro. Antes do Projeto minha vida era totalmente diferente”, disse a menina.

A aluna Yasmin Soares de 12 anos, disse que o passeio foi muito importante e que as coisas que não tinha aprendido, pôde aprender lá. “Tirei todas as minhas dúvidas”, afirmou. Enquanto isso, Mariana Pereira, 10 anos, conta que achou interessante o passeio “Eu não sabia que a gente tinha um museu cultural do negro. (...) saber sobre esse museu foi bom para mim”.


O guia do museu, Ricardo Passos, contou mais sobre a ida das crianças até o Museu do Negro e falou como se sente a respeito “Adoro quando os alunos vêm aqui e me fazem perguntas, eu acho que o importante é isso: troca de conhecimento. Eu aprendo com eles e eles aprendem comigo. Achei fantástico, espero que voltem.”