sexta-feira, 29 de agosto de 2014

VISITA AO MUSEU DE ARTE DO RIO


As crianças do Brincado e Estudando visitaram na quinta-feira, 28 de agosto, o Museu de Arte do Rio localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. Foram um total de 20 crianças que tiveram a oportunidade de conhecer a exposição “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”.

A exposição é uma segunda mostra da série “Arte e Sociedade no Brasil” que fala sobre como a arte se envolve com a educação e de como se posiciona diante de problemas urgentes da sociedade brasileira.

Os alunos participaram de algumas atividades e conheceram sobre a história do Brizolão, os Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) criados no governo de Leonel Brizola. A aluna Júlia de Almeida de 9 anos, disse que achou interessante conhecer mais sobre o CIEP. “Tem um CIEP perto da minha escola, assim eu conheço mais sobre”, disse a estudante. Ela também comentou que o que mais chamou sua atenção foram as artes.

Já a aluna Fabiana Soares de 14 anos, comentou sobre uma Coca-Cola que se mexia. “O que eu mais gostei foi da Coca-Cola que se mexia, tinha uma Coca-Cola de 600ml em cima de três livros, e quando a gente foi tirar foto não sabia. Aí ela foi e se mexeu.”, a aluna explicou que o aparelho possuía um imã e uma pilha que faziam a garrafa se mexer.


 “Foi bem interessante, eles gostaram bastante da exposição.”, diz Vânia Celestrino, supervisora do Brincado e Estudando. “Teve até uma exposição que falou sobre a escola e a comunidade (favela)”. Vânia disse que os alunos entenderam as informações passadas e participaram de atividades voltadas para o tema.



















terça-feira, 26 de agosto de 2014

DIA DO FOLCLORE COM MÚSICA E DANÇA



No dia 22 de agosto os alunos do Projeto Brincando e Estudando fizeram, apresentações sobre o tema folclore. Com música, dança, cartazes e estandes os alunos tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos para o público. O evento aconteceu no Esporte Clube Garnier, no Rocha, na mesma rua onde fica o Abrigo Maria Imaculada.

O trabalho foi apresentado por um grupo na parte da manhã, e por outro na parte da tarde.
As turmas foram divididas entre regiões norte ou nordeste e apresentaram danças típicas de cada localidade. A supervisora do projeto, Vânia Celestrino, contou que os alunos gostaram da ideia e se sentiram bastante motivados.


Além de danças, o evento contou também com apresentações de capoeira. Tanto no primeiro grupo, no turno da manhã, quanto no turno da tarde. “Partiu deles, eles mesmos deram a ideia da capoeira.”, conta a supervisora que informou que levaram cerca de três semanas para serem feitos todos os preparativos para o projeto.